segunda-feira, 21 de junho de 2010

Elaboração de um texto dissertativo-argumentativo

O que é Dissertação-argumentativa?
(Prof. Noely Landarin)

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.
Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais:







Atráves deste esquema, podemos perceber que o texto do tipo dissertativo-argumentativo apresentação três itens fundamentais:

INTRODUÇÃO: deve expressar o tema e defender a tese (posicionamento do autor);

DESENVOLVIMENTO: é apresentado os argumentos que vão defender esta tese. Podem ser utilizados exemplos de fatos já conhecidos, bem como experiências pessoais. Cada argumento deve ser desenvolvido em um parágrafo.

CONCLUSÃO: momento de retomada da tese e fechamento do texto, apresentando um sugestão, solução ou exposição de idéia, dependendo do tema da dissertação.

Vídeo: Redação de Vestibular –

http://www.youtube.com/watch?v=OspjZRgHy5U

TEMA:

O poema “O bicho” foi escrito na década de 40, do século XX. Na atualidade, como observamos essa representação do bicho-homem expressa no poema?

Redija um texto dissertativo-argumentativo expondo a questão das desigualdades sociais em nosso país que gera o problema das pessoas que vivem e se alimentam do lixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário