segunda-feira, 21 de junho de 2010

Consumismo e produção de resíduos (lixo)

Para iniciar nossa discussão, gostaríamos que lessem essa pequena introdução e buscassem nos links postados mais informações e conhecimentos sobre o tema.


Nos últimos tempos, a sociedade capitalista tem poluído a natureza pelo consumo exagerado de produtos industrializados e tóxicos que, ao serem descartados, acumulam-se no ambiente, causando danos ao planeta e à própria existência humana.

A produção de resíduos em larga escala - entenda-se não só no sentido de resíduos sólidos, mas também no sentido social: miséria, fome e exclusão - caracteriza a sociedade de consumo que vem do século passado e avança no terceiro milênio.

O lucro está diretamente ligado ao consumo sem limites que traz o desperdício e a grande produção de resíduos. A manutenção da produção de maneira a atender o crescente consumo requer, ao mesmo tempo, o uso cada vez maior de recursos naturais e energéticos.

Pode-se afirmar que a apropriação privada dos recursos naturais, guiada pela lógica capitalista do lucro, com seus ritmos produtivos artificiais lineares e em aceleração crescente, é o fator responsável pela crise ambiental e pela grande quantidade de lixo gerado na produção e no consumo.

Assim, a crescente ameaça de colapso ambiental e de esgotamento de recursos, e a necessidade de encontrar soluções, explicam um movimento também crescente na revisão de paradigmas, no sentido de pensar as condições de operacionalização social, política e tecnológica do desenvolvimento sustentável.


http://www.lixo.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos
http://planetasustentavel.abril.com.br/lixo/
http://confrariasustentavel.ning.com/forum/topics/lucro-e-sustentabilidade-podem?page=1&commentId=4450883%3AComment%3A2236&x=1#4450883Comment2236

Um comentário: